Não vão chegar com "X". Nem vão chegar com "CH..."
(Às Vezes Nunca - Engenheiros do Hawaii)
E é dessa afirmação de Humberto Gessinger que te faço duas perguntas: Você entende a sua língua? A sua língua te serve?
Agora sim, boa noite!
Língua - e aqui falo da nossa, portuguesa - é sempre um assunto polêmico. Quem a tem como força motriz de sua profissão (sem deixar de lado a ideia de que a comunicação é sempre força motriz de qualquer atividade), sabe de uma dura dicotomia encontrada entre os "aprendizes": uma língua funcional com pouco alcance ou uma língua de teórico largo alcance e baixa funcionalidade. No Brasil, esta realidade é ainda pior. O preconceito linguístico poda o potencial criativo do falante e elitiza o bom português. O padrão ideal, que seria o domínio de todos os falares indispensáveis a determinado indivíduo, parece estar, a cada dia, mais distante.
A ideia deste blog é justamente aplicar e discutir algumas ferramentas linguísticas em textos. Isso mesmo! É como se fosse um dos populares cursos de "Gramática Aplicada ao Texto", só que com uma ênfase: aqui, serão abordadas análises gramaticais que possam revelar informações semânticas do texto.
Além disso, o blog terá uma temática central - o negro. Essa é a singela homenagem que posso render a um grande homem que morreu na data de criação deste espaço - Abdias Nascimento.
Espero que essa possa ser uma ferramenta promotora de várias discussões entre pessoas das mais diversas parcelas sociais. Vamos ao trabalho!
Axé!
Elias Gomes Santana